segunda-feira, julho 31, 2006

Então lá estava eu filosofando, enquanto tentava me imaginar empunhando uma das velhas espingardas do melhor caçador de tatus que Mata de São João e adjacências já teve: o velho sergipano, meu avô, Seu Manoel. Quando criança, ele era como se fosse o protetor da enorme casa onde morávamos e naqueles tempos de molecada, o único que poderia nos livrar do pior pesadelo dos pequenos: a horrenda e malévola Cuca.
Todos os dias, nas manhãs de férias que não estávamos na escola ou éramos acometidos de uma das moléstias infantis obrigatórias (sarampo-catapora-caxumba); até que de vez em quando compensava: ficar deitadinha em frente à TV e, assistir uma manhã de Sítio do Pica-Pau Amarelo e Balão Mágico!
Eu e as crianças de minha época assistíamos a Cuca fazer bruxarias com as crianças e não víamos ninguém dar um fim nela. Eu e meus irmãos acreditávamos que “Vô” fosse capaz de matar a Cuca e quando treinava em casa com a “espingarda de socar” (essa não tem munição explosiva, é só para treino) a gente gritava em êxtase:
-Ê, vô matou a Cuca!
Só que para nosso desespero a Cuca estava vivíssima no outro episódio...
Mario Quintana disse que a esperança é um urubu pintado de verde e me pus a refletir se eu veria algum urubu verde e por que a famigerada ave o era... Então cheguei a conclusões talvez absurdas, talvez plausíveis, afinal até que seja provado o contrário tudo é possível nesse mundo de meu Deus.Ora, eu que jamais gostei de qualquer arma, sentia-me atraída pela espingarda magricela que dormia no meu quarto improvisado na casa de minha avó, onde passo alguns fins de semana, só porque soube do raro espécime!Ao invés de sentar-me e resignar-me, eu deveria sair mata adentro acompanhada de Hulk-perdão, não introduzi o famoso cão perdigueiro, melhor amigo do caçador, cão treinado para farejar, apontar, aprisionar e recolher o “alvo”- que iria me derrubar a cada cinco minutos.Explicado?Continuemos... Deveria eu sair mata adentro e procurar um urubu verde, cantarolando um clássico da MPB para fazer jus ao ensejo-EU CAÇADOR DE MIM de Milton Nascimento- até que pudesse achar o bendito urubu verde.Uma caça à esperança, talvez porque ela nos faça tão tolinhos na espera dos dias melhores que virão, nos faça acreditar em fonte dos desejos plantadas em Shoppings nas quais jogamos preciosas moedinhas que ficariam melhor investidas em cofrinhos, esperança que amanhã ele vai ligar ou que ela vai desistir de ligar, haha...
Não culpo a esperança por tudo que não fazemos, mas por boa parte das coisas que empurramos com a barriga (pra quem tem uma pança o caminho, o caminho é mais curto, para mim que tenho uma pequena gordurinha é bastante difícil!).
Bem, chego então às conclusões sobre o tal urubu verde, a esperança...
1. Seria um urubu a esperança porque se aproveita dos restos pútridos de nossa poluição ilusionista, nossa capacidade ou incapacidade dramática e/ou total “inginorança” da realidade.
2. Seria verde porque antes de matá-lo, eu iria derrubar meia fauna brasileira até encontrar na possível caçada, um urubu verde, por isso o ditado que a dita cuja é a última que morre...
3. Seria verde para se camuflar por entre as arvores na mata fechada, esperança que reside nas poucas florestas, esperança de oxigênio futuro.
4. Talvez, seja por isso que aquele povo que mora em selva de concreto precise de esperança camuflada em livros de auto-ajuda e suas capinhas multicoloridas... Nada de urubu , a não ser dos comuns.Vou perguntar a meu avô se ele já viu um urubu assim.E deixo a caçada pra lá, pois nem gosto de armas, ele é quem está incumbido de matar a Cuca,deixo ele matar a esperança também.No dia que meu avô acertar a pontaria, eu devo levar um tapa, daí eu vou ter certeza.
UP
1. The Yeah Yeah Yeah´s é uma banda que eu recomendo!Estou ouvindo Gold Lyon direto!
2.Voltei a frequentar o Centro Espírita, algo que me traz tanta paz e ainda levei um amigo para conhecer o trabalho da Fundação.
3.Está começando a contagem regressiva para mreu aniversário mês que vem!
DOWN
1.A décima derrota do Corinthians contra o Santa Cruz, eu não mereço isso!
2.Gripe
3.Não vou para o Festival de Inverno...
4.Alguém me convide para uma festa porque nunca mais arranjei desculpas para fazer compras!Haha..

Nenhum comentário: