quarta-feira, agosto 30, 2006

Noites insones.Nesse caso mais uma coincidência com o Miguel Fallabella: somos librianos, temos insônia e agora estou um pouco loira, mas nemtanto quanto ele.Um adendo: falando do Miguel, eu o adoro.Acho que se topasse com ele na rua iria lhe tascar um beijo na boca: não porque acho que ele um homem sedutor, nada sexual...Coisa de fã mesmo, acho que ele até não gostaria, mas, mas...Bem, eu tentaria e ainda diria:
-Tu és divino, Miguel!
Então, retomando.Noites em branco, eu passo por minhas páginas em branco e atavicamente as transcrevo.Papel branco, virginal.Sendo violado pela mão sinistra, escrita redonda, anos de peripécias caligráficas: afinal, eu fazia a caligrafia até de quem não queria, até mesmo dos meus irmãos, isso me ajudou no famigerado Exame da Ordem, onde mesmo com o maior aprofundamento jurídico, é possível voltar às bancas primárias e ganhar uma caligrafia na frente dos futuros colegas de profissão.Sim, eu vi isto e muito: não é só com médico, é com outros profissionais liberais...
Fico delirando aqui sobre o papel porque a tela de um computador me intimida.Talvez porque meus pensamentos sejam mais rápidos do que meus dedos, talvez por realmente ser vaidade de um espírito como já bem citei atávico, que goste de escrever com papel e caneta.
Foi uma frase que me despertou para este preâmbulo que estou falando.Frase do orkut, que me deixou a questionar: what may be a vice today, maybe a virtue tomorrow. Vícios e virtudes. Well-well, quais são os meus vícios que podem se tornar virtudes? Caro leitor, você não imagina quanto tempo eu levei para descobrir isso e achar uma resposta plausível, adicionada ao fato de que fiz uma ligação para outra cidade para saber de minha melhor crítica pessoal: minha mãe.
Resolvi utilizar silogística, premissa maior, premissa menor, conclusão, esquece.Fujo da ciência e dos métodos.
Resolvi listar:
Café
Chocolate
Cadernos...
Não sei bem se isto pode ser listado como vício e recorri ao “Orélio” (eu devia ser chique e citar o Houaiss, mas sou pobre e a gente adora a edição mini do pai- dos- burros).Gostei do significado três (aliás, três é demais...); conduta ou costume nocivo ou condenável.
Talvez esta seja mais confortável porque me faz mais carola, mais virtuosa.O café não será uma virtude, a não ser que descubram que a cafeína estimule outra coisa a não ser servidores públicos.O chocolate não será virtude porque certamente eles trarão consigo um acúmulo de gorduras que me tornariam uma lontra, eu não espero por um inverno tão rigoroso assim.
Meu vício que pode ser uma virtude é escrever.Por isso, as noites brancas, bem aproveitadas, lendo e escrevendo, abstraindo.Outro dia estava numa "loja de doces" como uma criança( leia-se: a candyshop é a papelaria!).Cadernos de toas as cores, tamanhos, formas, eu juro que vi uns Lumpa-lumpa e o Willie Wonka, enquanto eu alisava os cadernos.Não sabia qual escolher: o do ratito miguelito, eu poderia também ajudar o Greenpeace, ou então comprar uns novos que foram feitos com anjos renascentistas.Eles me chamam...Suas páginas brancas me pedem, chegam a sussurrar: me leve, me possua...
Estou delirando, de novo.Eu tenho uma tara por caderno.E por preenchê-los com minhas loucuras.Por isso, os períodos longos, por isso adoro o Miguel, por isso escrevo demais.
Meu vício é escrever demais.Condenável, talvez.Uma virtude?Quem sabe...

3 comentários:

Iara Alencar disse...

oLA...
nao entendi nadica..
mas o texto é bonito.
Ideias meio bagunçadas..
Mas ficou bom.

Iara Alencar disse...

OLa...
Obrigada pelo e-mail..nao tenho blogs..
gosto de participar..te vi la no blog do bala..
e achei otexto interessante.
Abraço.

cjb disse...

"O café não será uma virtude, a não ser que descubram que a cafeína estimule outra coisa a não ser servidores públicos..."

Brilhante!