segunda-feira, outubro 10, 2005

Sofrer é resistir ao que se é. Não sei de quem é esta famosa frase, mas ela voga. Quanto mais resisto a fato de que de quem eu sou, mas sofro. E isso, acontece com qualquer um.Certo dia conversando com um amigo, ele teceu algumas críticas ao meu respeito. Óbvio que eu não gostei! Quem gosta de ser criticado, pelo que eu saiba é hipócrita, ou é um artista decadente que está implorando que falem mal dele ou pelo menos aquele ser humano que consegue fingir mais, ser educado... O problema de críticas a seu respeito é que você só as enxerga de longe, tardiamente, quando depois de ter mandado alguém pastar, é que você se dá conta, analisando friamente, que a pessoa pode ter razão. Somos seres emotivos, sua personalidade como algo sagrado e inquebrantável é algo muito frágil para ser tocado por outrem, que não você mesmo. Acontece muito de eu me taxar de indecisa, ainda mais sob fundamento esotérico de que sou assim porque sou libriana e blá blá, mas não é nada agradável ouvir alguém dizer que você não tem atitude. Tirando Deus, ninguém pode com tamanha imparcialidade tecer críticas à você, porém isso não é de todo absoluto. Muitas vezes, presos aos nossos pilares, encrespamos porque alguém ameaça quebrar o cristalizamos por anos a fio e o que poderíamos mudar para nos relacionarmos bem com os outros, com o mundo, com nosso “eu interior”, tudo isso pode até ser desprezado porque achamos que não devemos ser influenciados, pela defesa do “eu sou eu e pronto”. Eu não vou sair por aí, perguntando para todos os meus amigos o que acham de mim, claro que não, mas aprender a ouvir é uma evolução que se conquista com muito esforço. Nem vou pedir sugestões no fim do ano, para que eu não repita os mesmos erros, tenho que me policiar sozinha. E, então, pouco a pouco, com muita maturidade assumir não publicamente “sou assim”, mas por incrível que pareça, assumir para mim mesma quem sou”.
Um parapsicólogo, em uma de minhas entrevistas lá no Centro Espírita que costumava freqüentar (o que, aliás, devo retomar urgentemente), disse que um verbo para mim seria “ponderar”. Pondere entre a paixão e a razão.Não devemos dar ouvidos à críticas de pessoas suspeitas, mas quando essas pessoas nos são próximas, conhecemos suas trajetórias, elas participam, conhecem nosso pequeno universo, suficientemente, às vezes um desabafo merece ser ouvido como conselho cósmico.Meu amigo está de “mal” porque mandei ele virar crítico de birosca, e ainda disse que “era uma afronta ele pensar e me dirigir certos comentários”...Amigo, perdoe-me, sei que você nem vai ler isto, mas serve de desculpas públicas para algo que eu não assumo nem para mim mesma.

Amigo não é para ser guardado debaixo de sete chaves, não! É para dar a ele uma chave para entrar de vez em quando na sua consciência, porque ele já tem uma para a porta do seu coração.

Balela

Espelho, espelho meu, alguém já assistiu mais vezes City of Angels do que eu?

Up

1. Pôr-do-sol visto lá de cima do Mercado Modelo, olhando para a belíssima baía de Todos os Santos.
2. Cantar música da Xuxa no Cravinho (ninguém merece essa pagação).
3. Receber telefonema de quem verdadeiramente se importa.
4. Cultivar seus sonhos, mas não deixar de viver em detrimento deles.
5. Ouvir salsa, assumir a latinidade ouvindo Glória Estefan.
6. Acender um incenso, ler uma poesia, dormir fresquinha do banho perfumado.
7. Weezer e Foo Fighters

Down

1. Saber que nunca preencheremos o vazio.
2. A MTV apelou demais esse ano: ídolo do ano? Pitty? Quantos acústicos foram lançados esse ano?O Felipe Dilon vai gravar o dele quando?
3. A entrevista do Anthony Garotinho dessa semana... Será que ele tem noção de alguma coisa?
4. Não vou ganhar presente no dia das crianças. Acho que vou inventar o dia do adulto.

Nenhum comentário: